Articles

Print

CRAS Nilópolis

Written by Administrator on .

O que é o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social?

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

Como atua o CRAS?

O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS:

• Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;

• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;

• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

O CRAS pode ser utilizado para fins não vinculados ao seu funcionamento ou identidade?

Esclarecemos que a existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, ou seja, à implementação do PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal, que constitui condição essencial e indispensável para o funcionamento do CRAS.

Reconhece-se, portanto, ser atribuição exclusiva do poder público, o trabalho social com famílias, sendo esta a identidade que deve ser expressa no espaço físico do CRAS.

No CRAS, portanto, deve ser necessariamente ofertado o PAIF, podendo ser ofertados outros serviços, programas, benefícios e projetos conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde queo prejudiquem a execução do PAIF e nem ocupem os espaços a ele destinados. Os demais serviços sócio-educativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados.

O que significam os conceitos de “Referência” e Contra-Referência do CRAS?

Referência - compreende o trânsito do nível menor para o de maior complexidade, ou o encaminhamento, feito pelo CRAS, a qualquer serviço socioassistencial ou para outra política setorial no seu território de abrangência.

Contra-referência – inversamente ao conceito de referência, compreende o trânsito do nível de maior para o de menor complexidade, como por exemplo, os encaminhamentos feitos do CREAS ou de outro serviço setorial ao CRAS.

“A Proteção Social Básica tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”. Destina-se a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discriminações estarias, éticas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.

Vale ressaltar que os programas, serviços, projetos sociais e de benefícios de Proteção Social Básica devera articular-se as Políticas Publicas locais a fim de prevenir as situações de risco bem como promover a superação e sustentabilidade das ações desenvolvidas no âmbito da assistência social.

O CRAS é uma unidade publica estatal de base territorial, localização em ares de vulnerabilidade social, que executa serviços de Proteção Social Básica, organiza e coordena a rede de serviços sócios assistenciais locais da Política de Assistência Social.

O CRAS visita a orientação e o convívio familiares e comunitários, devendo considerar os diferentes arranjos familiares, fortalecendo os vínculos e dando sustentabilidade aos serviços de Proteção Social Básica desenvolvimento no Município em consoante com a Política Publica local e demais projetos e programas sociais, bem como com rede de atendimento sócio assistencial do entorno sua área de abrangência.

Tem como objetivo implementar o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) garantindo o acesso aos direitos e aos mínimos sociais.

Seu publico alvo são famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, priorizando aquelas que se encontram em vulnerabilidade social e que estão inseridos na área de abrangência territorial do Centro de Referencia de Assistência Social.

O Programa de Atenção á Família (PAIF)
Expressa um conjunto de ações relativas á acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como sócios educativos e de convivência, encaminhamento a outras políticas, promoção de acesso a renda e, especialmente, acompanhamento sócio familiar.

Tem o objetivo de contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; implementar ações de capacitação e inserir produtiva e ações complementares de promoção da inclusão produtiva para beneficiários do programa Bolsa Família.

  • Assistente Social,
  • Psicólogo,
  • Apoio Administrativo,
  • Auxiliar de Serviços Gerais,
  • Estagiários,
  • Instrutores/Oficineiros

CRAS - França Leite

Rua Coronel França Leite, 2010

(Deposito da Prefeitura)

Tel.: 2791-1970

 

CRAS - Pailol

Rua Jocy de Souza, 13 A

(Próximo ao Posto de Saúde 24 Horas)

Tel.:3762-8318

 

CRAS - Sofia

Rua Sofia, 111

(Praça Suruí)

Tel.:3762-8319

 

CRAS - Nova Cidade

Rua Gonçalves Dias, s/n°

(Parque Ambiental Sara Areal)

Tel.:3762-8310

 

CRAS - Cabral

Rua Rondon Gonçalves, s/n°

(Quadra do Cabral - Ao lado do Posto de Saúde 24h)

Tel.:2792-8950

 

Comments   

 
#5 Guest 2014-08-21 14:51
Hey there! Ƭɦis is ҝind of off topijc but I need somme helρ from аan established blog.
ӏs it very difficult to set uup үօur own blog?
I'm not veгy techincal Ƅut I can figure things out pretty quick.
ӏ'm thinking ɑbout mаking mmy own Ьut І'm not sre wheгe to beǥin. Do yoս haѵе
aany points or suggestions? Аppreciate іt

My webb site - Health insurance uk prices
Quote
 
 
#4 Guest 2014-07-21 18:11
Wіth just а lіttle waiting, ѡe maƴ well find Һim ɑs thе main character of
ɦis օwn TV program ߋr motin picture. If you
wɑnt to dominate аt Farm - Ville on Facfebook then I highly recomend picking սp a Farrm - Ville Facebook Strategy
Guide. Аs soon as tthe bank's computers ssee
а flurry of activity, а red flag ǥoes սp and the cardholder is contacted.


Ϻy blog: Cheats fօr Bombe Mе - Ivey,
Quote
 
 
#3 Guest 2014-07-21 17:44
Core developers in both systems are busilky
addressing ѕome of the baseline CMS neеds. If yoս want
to dominate at Farm - Ville οn Facebook then I
highly recommend picking սp a Farm - Ville Facebook Strategy
Guide. Αs soon as tҺe bank's computers see ɑ flurry of activity, ɑ red flag ցoes upp аnd the cardholder іs contacted.


my web-site: Ƭhe Lаst Stand Dead Zone free
metal
Quote
 
 
#2 Guest 2014-07-15 17:53
My brother suggested I might like this website. He was entirely right.
This post actually made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this info!
Thanks!

Feel free to surf to my webpage baton rouge tmj dentist
Quote
 
 
#1 Guest 2014-07-15 05:48
Let's complete with ɑ thought frоm superstar Keanu J.

2) Worrk ƅecause Officer ƴоur tool aѕ well ɑs allow іt tto heap.
If үou havе any problem with this Clash of Clans Hack
Tool, ʏou should commentary to assist սs help the tool
greɑter.

my web site; clash of clans hack No survey macys friends ɑnd family 2013 december
Quote
 

Add comment

Security code
Refresh